JOÃOSINHO TRINTA |
Morreu neste sábado, dia 17, o carnavalesco e artista plástico, mais conhecido como Joãosinho Trinta. Aos 78 anos, ele estava internado desde o início do mês em um hospital de São Luiz, no Maranhão, devido a um quadro complicado de insuficiência respiratória, infecção generalizada e isquemia do intestino.
CARREIRA
Reconhecido por inovar a construção e design dos desfiles de Carnaval, o ícone mostrou seu trabalho em diversas agremiações do cenário do samba. Maranhense nascido em 1933, se mudou para o Rio de Janeiro em 1951, quando tinha apenas 18 anos de idade.
Iniciou a carreira na Acadêmicos do Salgueiro como assistente de Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona, e chegou a formar dupla com a carnavalesca Maria Augusta. Permaneceu na Escola de Samba de 1973 à 1975. Esteve frente a Beija-Flor de 1976 até 1992, fazendo passagens também pela Unidos do Peruche, Rocinha, Viradouro, Grande Rio e por fim, em 2005 na Vila Isabel.
Em 2006 sofreu um acidente vascular cerebral e se locomovia desde então por uma cadeira de rodas. Convidado pela Beija-Flor a contribuir com o Carnaval 2012, sob o tema "São Luís - O poema encantado do Maranhão", o carnavalesco será homenageado no enredo que fala sobre sua terra natal