SEJAM BEM VINDOS!

SÃO JOSE DE MIPIBU/RN

SAÚDE

 ANVISA PROÍBE ALIMENTOS E BEBIDAS À BASE DE ALOE VERA



BABOSA




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada no DOU. 

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido











                  SOS EMERGÊNCIA!!!



O secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, visitou ontem o Hospital Walfredo Gurgel em Natal. Ele percorreu os corredores da unidade e constatou a falta de leitos, cena corriqueira nos hospitais públicos do país. Helvécio deixou o HWG prometendo mais 100 leitos para o sistema de atendimento da unidade que já conta com 250 vagas, números do próprio governo. Recursos virão do programa SOS Emergência. Parece coisa de seriado de TV americana!(NO MINUTO)





HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO HOMEM, E DIA DE CUIDAR DA SUA SAÚDE!

FOTO RENATO ARAÚJO/ABR
O Dia Internacional do Homem é comemorado neste sábado (19). O objetivo da data é chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina. Atualmente eles apresentam maior taxa de mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoa adulta no país, duas são de homens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres.

Nesta sexta-feira (18) o Diário Oficial da União publicou a portaria nº 2.708, que destina incentivo financeiro para desenvolver ações de fortalecimento da política de saúde do homem. Ao todo 52 novos municípios receberão R$ 55 mil. Além disso, cada estado vai receber R$75 mil para desenvolver ações com foco na atenção básica, como materiais de conscientização, monitoramento e sensibilização, capacitação profissional e pré-natal masculino.

Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. Isso porque a resistência deles em procurar cuidados médicos e realizar atitudes preventivas é alta. O índice de doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevado e eles tem maior tendência à obesidade. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência.

“Desde cedo os homens são educados para não entrar em contato com sua fragilidade, mantendo a aparência de que são fortes e auto-suficientes.Com um isso constroem a fantasia de que nunca vão adoecer ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, alimentam um incrível medo de descobrir doenças. Crescem com isso, defendendo-se de sua sensibilidade e sem conseguir desenvolver auto-cuidados com sua saúde”, afirma o coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora. (BLOG DA SAÚDE)






VIVER SEM LIMITE- PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA!! 


Vera Bayma, psicóloga

“Este Plano é fundamental. Primeiro porque a questão da pessoa com deficiência sempre esbarra na questão de falta de acesso, não só arquitetônico nas ruas e prédios, como também na questão da educação, de transporte, enfim, em todos os setores. Este Plano vai alavancar a questão da cidadania mesmo. Quando você tem acessibilidade, o “dezinho” da deficiência passa a não existir porque te dá condições como cidadão que freqüenta todos os lugares e tem acesso a tudo”


                                        
                          Isaías Dias conselheiro do conade

“Pessoalmente, este Plano vai me ajudar no fornecimento de órtese e prótese porque a gente sabe que a maioria das pessoas com deficiência tem muita dificuldade em ter acesso a essa questão, como a de se locomover e ter acesso à cadeira de rodas e às muletas. Além disso, vai ajudar as pessoas com deficiência auditiva a ter acesso ao aparelho auditivo e a pessoa cega ter acesso a uma bengala. E o Plano vai ajudar bastante na inclusão da pessoa com deficiência e isso é necessário para nosso dia a dia, porque sem esses equipamentos não vamos para a escola, para o trabalho…”


Ministra Maria do Rosário destaca plano que segundo as pessoas com deficiência é um divisor de águas.